Rua de Santa Maria n.º90                   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.m                        291 224 942              

O Conselho Internacional da Enfermagem (ICN, na sigla em inglês) definiu como temas do dia internacional do enfermeiro em 2022 o investimento e o respeito para garantir os sistemas de saúde do planeta.

“Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global” é a frase escolhida para a data, que se comemora anualmente a 12 de maio, data do aniversário de Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna.

O ICN é uma organização com mais de 130 associações nacionais de Enfermagem, representando milhões de enfermeiros em todo o mundo, que trabalha para garantir o qualidade de cuidados a todos e políticas de saúde sólidas.

Este Conselho também lançou vários estudos que evidenciam o alcance do trabalho e a inovação que os profissionais de enfermagem realizam diariamente, no contexto da pandemia e de outros problemas que afetam a saúde das populações. Demonstram a importância dos enfermeiros durante todo o ciclo vital, na comunidade, em hospitais, lares e centros de recuperação. Desta forma, fica claro que a Enfermagem proporciona cuidado holístico acessível, dentro da realidade económica e com foco no indivíduo.

Sem dúvida que a escolha deste tema nos dá ainda mais motivação para continuar a trabalhar de forma ativa pelas justas aspirações dos enfermeiros. Temos que continuar a lutar por uma carreira mais justa, por descanso digno entre as jornadas de trabalho e para que os direitos dos enfermeiros sejam garantidos em todos os serviços de saúde do país e da região em particular.

A presidente do ICN, Pamela Cipriano, declarou que a falha dos governos em investir na Enfermagem coloca em risco os sistemas de Saúde no mundo inteiro.

“A Enfermagem sofreu tremendamente ao longo de toda a pandemia. Foi desnecessariamente exposta ao vírus, enfrentou ataques da sociedade, sofreu com jornadas de trabalho extremas e continua a ser mal paga e subvalorizada. Se os governos continuarem a adiar os investimentos na força de trabalho na área da Saúde, será em detrimento dos sistemas de saúde. Não há Saúde sem os trabalhadores da Saúde!

Os estudos para o Dia Internacional da Enfermagem formam um retrato do trabalho incrível da Enfermagem e o nosso tema para 2022 continua a promover o trabalho da Enfermagem, lutando pelos direitos dos profissionais por um ambiente de trabalho seguro, salários dignos e a inclusão da profissão na tomada de decisões”, declarou Pamela.

Neste dia, o SERAM parabeniza e agradece a todos os enfermeiros pelo incansável esforço e dedicação em prol da saúde da população.

Como tem sido tradição homenageamos os enfermeiros falecidos, colocando uma coroa de flores no cemitério de São Martinho e participaremos na diferentes iniciativas programadas para assinalar este dia.

A direção