Rua de Santa Maria n.º90                   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.m                        291 224 942              

Realizou-se a 09/06 a reunião com o Secretário Regional da Saúde solicitada oportunamente.

O objetivo desta reunião por parte do sindicato foi sensibilizar e exigir a resolução de várias situações que preocupam os enfermeiros e que prejudicam em alguns casos o normal funcionamento dos serviços. Este sindicato estará sempre ao lado dos enfermeiros em prol da sua valorização e dignificação profissional.

 

Temas abordados:

 

  • Notificação de Pontos, Alteração de Posicionamento Remuneratório

Com efeitos a janeiro de 2021, decorridos mais de 18 meses, estamos em junho de 2022, não é admissível que o SESARAM, EPERAM ainda não tenha notificado os trabalhadores enfermeiros dos pontos que possuem para efeitos de alteração de posicionamento remuneratório. A negociação do Decreto Legislativo Regional nº 22/2021/M, publicado a 26 de agosto, criou um conjunto de condições que permitem contar os pontos não utilizados a todos os enfermeiros independentemente da categoria em que se encontram.

 

  • Falta de Enfermeiros, Procedimento Concursal para Admissão de novos Enfermeiros

Atendendo aos impactos da pandemia, e á sobrecarga de trabalho nas equipas, é necessário admitir novos profissionais de enfermagem no SESARAM, EPERAM. É urgente concretizar a anunciada intenção de avançar com o procedimento concursal no segundo semestre de 2022 viabilizando a admissão de novos enfermeiros tão necessários, no Serviço Regional de Saúde.

 

  • Reconhecimento e Avaliação do Desempenho

A exemplo do que sucedeu no biénio (2019/2020), para o biénio pandémico (2021/2022) tem de se concretizar a atribuição máxima de pontos em cada um dos anos aos trabalhadores enfermeiros, de acordo com o princípio consensualizado entre o SESARAM, EPERAM e o SERAM.

 

  • Atribuição do Suplemento / Compensação COVID 19

Não é aceitável que o suplemento COVID 19 estando consignado no Orçamento da RAM para o ano 2021, por ausência de regulamentação ainda não tenha sido pago aos trabalhadores enfermeiros que estiveram e estão na linha da frente no combate á pandemia originada pela COVID 19.

 

  • Procedimento Concursal para a Categoria de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Gestor

- É urgente que o SESARAM, EPERAM defina o número de postos de trabalho no mapa de pessoal para cada uma das categorias referidas. Não é admissível que os enfermeiros ao concluírem a sua especialidade, exerçam a mesma sem serem efetivamente remunerados para o efeito, a novos conhecimentos e a novas competências têm de corresponder uma justa e adequada remuneração.

- Quanto á Categoria de Enfermeiro Gestor o SESARAM, EPERAM não pode continuar a adiar a abertura de um procedimento concursal para esta categoria quando tem mais de uma dezena de enfermeiros especialistas nomeados para o exercício destas funções.

SERAM, HÁ 63 ANOS COM OS ENFERMEIROS DA RAM!

A Direção

 

Notícia Jornal da Madeira

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/175224/Regiao_vai_abrir_concurso_para_contratar_enfermeiros_no_segundo_semestre_deste_ano_

                            DN-10/6/22