Dia 1 de Maio de 1886 as fábricas paravam e os trabalhadores na rua exigiam melhores condições de vida e de trabalho, principalmente a redução do horário de trabalho que muitas vezes chegava às 17 horas diárias.
No dia internacional do trabalhador, homenageamos o sacrifício, esforço, unidade e luta de milhares de trabalhadores que, ao longo destes anos, conquistaram os direitos de que ainda hoje usufruímos. Não podemos esquecer os milhares de trabalhadores que por esse mundo fora e em Portugal foram assassinados, presos e torturados para que a liberdade e a democracia trouxessem um país e um mundo melhor e mais justo.
Por isso, em Maio, continuamos a lutar pela justiça social e pelos direitos, por melhores condições de vida e de trabalho, por emprego com direitos, salários e horários dignos, mas também a festejar o que conquistámos num dia em que afirmamos a unidade, fraternidade e solidariedade de todos os trabalhadores.
in: cgtp-in
Na Região Autónoma da Madeira as organizações sindicais através da USAM (União de Sindicatos da Madeira) convocam os trabalhadores com o lema "Vamos à Luta, Por uma Vida Digna" para uma concentração junto à Assembleia Legislativa da Madeira no dia 01 de maio às 10:30, sendo que às 11:00 inicia uma manifestação até ao Jardim Municipal.
Junta-te a esta Luta por melhores salários, mais direitos e melhores pensões!