Rua de Santa Maria n.º90                   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.m                        291 224 942              

A complexa situação que vivemos, não pode servir de pretexto para continuar a adiar a resposta aos problemas dos trabalhadores nem, muito menos, para dar cobertura ao aumento da exploração, à degradação das condições de vida, ao aumento das desigualdades e à tentativa de imposição de uma ainda maior fragilização das condições de trabalho.

Desta forma a CGTP leva acabo uma jornada de luta para alertar para:

  • A especulação dos preços da energia, com as empresas petrolíferas que compraram o combustível a preços de há meses, a vendê-lo hoje a preços muito mais elevados, como os trabalhadores estão a sentir, mas também o alastramento desta tendência a outros bens e serviços, nomeadamente na alimentação, energia, vestuário ou, entre outros, na habitação.

 

  • O ataque aos salários e pensões, aos direitos e condições de vida, num ano em que todas as previsões apontam para o crescimento da economia!

 

  • A necessidade do aumento geral dos salários e pensões, visto que é fundamental para fazer face ao significativo e geral aumento dos preços de bens e serviços essenciais à vida com que, já antes do último mês, os trabalhadores e a generalidade da população estavam a ser confrontados.

 

  • O urgente aumento dos salários em 90€ para todos os trabalhadores, a valorização das carreiras e profissões, um firme combate à precariedade, a melhoria das condições de trabalho, seja com a redução do tempo de trabalho sem perda de retribuição, seja na efectiva regulação dos horários.

 

  • A urgente necessidade de revogação das normas gravosas da legislação laboral, nomeadamente as que se referem ao direito de contratação colectiva, que é ameaçado pela norma da caducidade e deturpado pela opção em não reintroduzir o princípio do tratamento mais favorável, mas também as que permitem o recurso a vínculos de trabalho precários para preencher postos de trabalho permanentes e a desregulação dos horários.

Como a vida comprova o aumento dos salários e das pensões é essencial para os trabalhadores e as suas famílias, os reformados e pensionistas, mas é igualmente decisivo para o futuro do País!

Para exigir o aumento geral dos salários e das pensões, medidas de regulação dos preços e o fim da especulação e rejeitar o brutal aumento do custo de vida e a CGTP-IN realiza no dia 8 de Abril tribunas públicas, concentrações e manifestações em todo o país com a participação dos trabalhadores, das suas famílias, dos reformados e pensionistas.