O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado no dia 12 de maio pelas várias associações em todo o mundo, com o objetivo de promover o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN), que em 2024 é “Os nossos enfermeiros. O nosso futuro. O poder económico dos cuidados".
De acordo com o ICN “Apesar da Enfermagem ser a espinha dorsal dos cuidados de saúde, esta enfrenta constantemente restrições não só financeiras, mas também sociais, com a subvalorização social”.
É necessário valorizar a profissão de enfermagem, por forma a catalisar melhorias transformadoras na prestação de cuidados de saúde, no desenvolvimento económico, na paz e no bem-estar social.
Atualmente, os sistemas de saúde enfrentam enormes desafios relacionados com o envelhecimento da população, com o aumento da carga de doenças crónicas e com a necessidade de reajustes dos recursos públicos.
Todos os enfermeiros, de forma conscientemente informada, podem e devem aumentar a sua influência sobre os decisores políticos, empregadores e sociedade em geral, para que todos possam beneficiar do valor dos enfermeiros e dos retornos económicos que daí advêm.
O SERAM está, e estará sempre com os enfermeiros de forma a valorizá-los e a dignificar a profissão.
A direção